Para que um determinado desenho possa ser bordado é necessário que ele passe por um processo chamado de programação de bordado.
A programação de bordado é o trabalho realizado pelo profissional de Punching e que consiste em transformar um determinado desenho, seja logomarca, escudo de clube, motoclube, associação, brasão ou mesmo riscos, em linguagem específica e universal para máquinas de bordado, permitindo a sua aplicação em diversos materiais como camisetas, toalhas, bonés, bolsas, pastas, etc.
O resultado desse trabalho é denominado de matriz ou programa de bordado.
O desenho original pode ser fornecido na forma impressa - tais como cartões de visita, folders, etc. para ser escaneado, ou na forma virtual nas extensões BMP, JPG ou CDR (nesse caso convertido em curvas). É importante que tenha boa resolução de imagem.